A Samsung foi a mais recente grande empresa a lançar um modelo de inteligência artificial generativa. Chama-se Gauss e, segundo a Samsung, tem o objectivo de melhorar a vida das pessoas.
A Gauss é composta por três módulos: o Samsung Gauss Language, Samsung Gauss Code e o Samsung Gauss Image. O Gauss Language é um modelo de IA generativa para linguagem que foi pensado para melhorar a eficiência em várias tarefas, incluindo a escrita de mensagens de email, fazer resumos de documentos e tradução de conteúdos. Este modelo também permite controlar dispositivos Samsung.
O Gauss Code é um assistente para programação para ajudar no desenvolvimento interno de software. Este modelo permite aos programadores criarem programas rapidamente através de uma interface que fornece funcionalidade com descrição de código e geração de testes.
O Gauss Image é um modelo para geração de imagens que permite fazer edições, como a alteração de estilo, adicionar elementos e converter imagens de baixa resolução para alta resolução.
A Samsung também está a trabalhar num sistema que permite a utilização segura da inteligência artificial através da equipa AI Red Team, que verifica os vários modelos em busca de problemas de segurança e de privacidade durante o desenvolvimento e o uso.
Neste momento, a Samsung está a usar a Gauss internamente para aumentar a produtividade dos funcionários. Mas a empresa quer expandir esta IA e integrá-la em vários produtos para permitir novas experiências de utilização num futuro próximo.