Este monitor da Philips com ecrã 4K OLED de 41,5 polegadas não foi criado para ser usado com um PC (quero dizer, pode ser usado assim, mas o computador tem de estar a pelo menos dois metros), mas sim com a PS5 ou a Xbox Series X, que são capazes de chegar a taxas de actualização e resoluções mais altas que as da geração anterior.
O design dos Evnia é diferente do dos monitores pensados para PC: o suporte é branco, contrastando com o preto e cinzento tradicional da Philips. Mas o ADN da marca está todo lá: o sistema de montagem, os controlos e as ligações são, em tudo, semelhantes a outros monitores Philips. Uma das diferenças em relação a estes, está na forma de interacção: apesar de trazer o habitual joystick na parte de trás para navegar pelos menus, e pelo facto de ser usado relativamente longe do utilizador, temos um comando por infravermelhos, muito semelhante ao que se encontra nas TV e que facilita muito a utilização.
Em relação à imagem, os ecrãs OLED têm tendência de saturar mais as cores que os LCD – neste, Evnia isto não é uma excepção. As cores são muito vivas e não se nota qualquer arrastamento, mesmo em situações em que a imagem em movimento é mais rápida. Para se conseguirem cores mais realistas há que afinar o painel ou a fonte, principalmente quando se está a usar o monitor para outra coisa sem ser jogar. Quanto ao som, se estiver a jogar (ou fazer qualquer outra coisa), mais vale a pena usar auscultadores. Por fim, este monitor inclui a funcionalidade Ambiglow que ilumina a parte de trás na tonalidade de cor predominante na imagem que está no ecrã, tudo para melhorar a imersão.
Distribuidor: Philips
Preço: €1699
Ficha Técnica
Ecrã: 41,5 polegadas OLED
Tempo de resposta: 0,1 ms
Taxa de actualização: 138 Hz
Resolução máxima: 3840 x 2160
Ligações: 2 x HDMI 2.1, DisplayPort 1.4, USB-C, 5 x USB 3.0
Dimensões: 932 x 689 x 359 mm