Há cerca de um mês, a Microsoft começou a impedir a activação do Windows 10 e Windows 11 com chaves de produto do Windows 7 e Windows 8 e Windows 8.1. A empresa também começou a inibir a actualização directa e gratuita para Windows 10 e 11 a partir das versões mais antigas do sistema operativo. Agora, aparentemente, as novas medidas começaram a causar problemas em máquinas que não deviam ser afectadas,
De acordo com várias queixas, alguns utilizadores perderam a activação do sistema operativo depois de alterarem alguns componentes nos seus PC ou depois de actualizações da BIOS. Para piorar um pouco a situação, as licenças digitais que estão ligadas a contas Microsoft também deixaram de activar o sistema operativo, o que obriga os utilizadores a comprarem novas licenças de utilização ou a recorrer a versões piratas. Segundo a Microsoft, uma alteração de hardware não devia bloquear uma chave de activação.
Em declarações ao site The Verge, o gestor de produto do Windows na Microsoft confirmou que a empresa está ao corrente da situação e que está a procurar resolver o problema: “A Microsoft está ciente das queixas de vários utilizadores e está a investigar o problema. Quem tiver problemas destes, deve entrar em contacto com o apoio técnico.”
Pode verificar o estado da activação do Windows acedendo a ‘Definições’, ‘Sistema’, ‘Activação’ e ‘Estado da activação’. Mesmo que o sistema não esteja activado, pode continuar a usá-lo durante algum tempo até a Microsoft encontrar uma solução para este problema.