Não é muito normal testarmos microfones na revista: ao longo dos últimos anos devem ter passado por cá, talvez, uma meia dúzia. O PD400X da Maono é um microfone dinâmico (um génereo que usa uma bobina de fio metálico suspensa num campo magnético), o que significa que é melhor a captar vozes e instrumentos que os microfones condensadores, mais indicados para detalhes subtis.
Este modelo pode ser usado com uma ligação USB (computador) ou XLR (mesa de mistura), o que o torna versátil para uma variedade de aplicações, desde o podcasting à gravação de streams de jogos. Além destas duas, há ainda um jack de 3,5 mm para ligar directamente um par de auscultadores. Na caixa, vem um suporte de mesa e uma esponja para ajudar quando haja vento (se o quiser usar em exteriores) ou em ambientes mais ruidosos. O PD400X tem ainda um botão para ajustar o ganho ou colocar o micro em mute; e um outro para alternar entre os quatro modos de equalização (‘Flat’, ‘High Pass’, ‘Presence Boost’ e ‘High Pass + Presence’).
Fiz alguns testes com vários programas que permitem gravar áudio em modo USB porque não tenho acesso a uma mesa de mistura com entrada XLR. A qualidade do som é boa, embora se tenha de ajustar bastante o ganho, principalmente se não estiver a falar directamente para a frente do microfone.
Distribuidor: Maono
Preço: €126
Ficha Técnica
Tipo: microfone dinâmico cardióide
Ligações: XLR, USB-C
Alcance do ganho: 0 to +42dB
Taxa de amostragem: 48kHz / 24bit
Resposta de frequência: 40Hz-16kHz