«É um jogo de acção e aventura na terceira pessoa, onde os jogadores controlam um feiticeiro com acesso a um conjunto de feitiços e magias». Este é o conceito principal de Hexrite, o vencedor do ‘Melhor Jogo’ da edição de 2023 dos Prémios PlayStation Talents.
Hexrite foi criado por Vasco Bento (Phabula Games) e tem como principais argumentos a «narrativa, a parte de combate e a parte da interacção com as personagens». O programador faz um paralelismo com alguns títulos mais antigos: «É baseado nos jogos que jogávamos na era da PlayStation 2, naqueles jogos de aventura que tinham uma campanha».
Como acontece com os jogos que ganham este prémio, Hexrite tem a possibilidade de chegar à loja online das consolas da Sony. Vasco Bento recebe ainda dez mil euros para continuar a desenvolver o seu título e vai ter acesso a uma «campanha de promoção e marketing em canais PlayStation avaliada em cinquenta mil euros».
O jogo também está disponível no Steam, ainda com data de lançamento por anunciar. Para PC, os requisitos mínimos serão um processador Dual Core 2.4 GHz, 4 GB de RAM, placa gráfica com 2 GB VRAM, DirectX 10+ e 8 GB de espaço livre em disco.
Além de ter ganho o prémio de ‘Melhor Jogo de 2023’, Hexrite conquistou ainda o Prémio Imprensa. Estes foram os restantes vencedores desta edição dos Prémios PlayStation Talents:
Jogo Mais Inovador: Unseen Value (Marema Studios)
Melhor Arte: Unseen Value (Marema Studios)
Melhor Utilização das Plataformas PlayStation: Witness Veil The Passenger (Dead Cool Kids)
Melhor Jogo Infantil: DejimaDelivery (CrimsonCapy)
Melhor Narrativa: WhoDoneE.T. (Manalchemy)
Games for Good: TheFisherman – A Codfish Tale (LoadingStudios)