De acordo com uma notícia da Bloomberg, durante uma audiência em tribunal, relacionada com um processo relacionado com abuso de posição dominante que opõe a Google ao estado norte-americano, Kevin Murphy, professor da Universidade de Chicago e especialista de economia da Google, revelou que a Google paga à Apple 36% das receitas com a publicidade mostrada aos utilizadores n0 browser Safari.
Este valor confirma a importância que a Google dá ao facto de todos os dispositivos com sistema operativo iOS trazerem o Google como motor de busca padrão. Anteriormente já tinha sido revelado que a Alphabet paga 18 mil milhões de dólares à Apple por ano para manter o Google como o motor de busca padrão no iOS. E agora soube-se que para além deste valor, a Apple também recebe uma percentagem das receitas de publicidade.
Na semana passada, a Google tentou impedir a divulgação de mais informação através de uma providência cautelar entregue no tribunal. No documento, a Google alega que “a divulgação dos termos precisos do ISA (Information Services Agreement) poderia limitar a posição negocial da Google em relação aos concorrentes e outras entidades.”