Recentemente, começaram a surgir relatos de utilizadores do browser Firefox, que se queixavam do tempo que os vídeos no YouTube demoravam a carregar. Para adensar o mistério, se o YouTube fosse usado com outro browser, como o Chrome, ou mudando o user agent (identificador) do browser, o carregamento do mesmo vídeo era quase instantaneamente.
Os comentários acerca deste comportamento do YouTube começaram a circular no Reddit e davam a entender que o problema estava na optimização do código do Firefox e que não estaria relacionado com o serviço. No entanto, alguns utilizadores descobriram que algumas partes dos código ed emoravam 5000 ms (5 segundos) a carregar e que isso acontecia de propósito.
O site 9To5Google perguntou à Google a razão porque isto estava a acontecer e a resposta não tardou:
“Para suportar o ecossistema global de criadores e permitir o acesso de milhões de pessoas aos seus conteúdos favoritos no YouTube, iniciámos um esforço para obrigar os utilizadores que usem bloqueadores de publicidade (ad blockers) a permitirem a exibição de anúncios no YouTube ou mudarem para o YouTube Premium, se não quiserem ver anúncios. Os utilizadores que usarem bloqueadores de publicidade podem ter uma experiência de utilização menos boa, independentemente do browser que estiverem a usar.”
Assim, de acordo com a Google, o atraso no carregamento dos vídeos fica a dever-se à utilização de bloqueadores de publicidade, que faz com que a experiência de utilização seja “menos boa” independentemente do browser que está a ser usado, o que indica que o problema não é exclusivo do Firefox.
No entanto, se se alterar o user agent do Firefox para o do Chrome, tudo funciona como é suposto. E, aparentemente, também há uma explicação para isto.
Um outro utilizador do Reddit analisou o código suspeito do YouTube e parece que está de acordo com a declaração da Google:
“Verifiquei o código em questão e duvido que isto esteja relacionado com Firefox. Porque, quando o código é executado não é feita nenhuma verificação do user agent. Parece estar apenas relacionado com publicidade.
Parece ser mais uma questão de uma implementação descuidada que uma coisa feita de má fé.
Isto é uma tentativa de fazer com que um anúncio seja mostrado durante 5 segundos até ao carregamento do vídeo.
A razão para este atraso só acontece quando se carrega um vídeo pela primeira tem a ver com o facto de o YouTube não recarrregar a página como é suposto. Em vez disso carrega os conteúdos mas não todos os scripts, o que é mais rápido, mas não é um recarregamento da página.”