A OpenAI, a criadora do ChatGPT, teve um dos fins-de-semana mais atribulados da sua (ainda curta) vida. Na Sexta-Feira, Sam Altman, CEO e co-fundador, foi despedido pela direcção. Em comunicado, a empresa alegou uma quebra de confiança devido à forma como Altman se dirigia ao board.
«Concluímos que não tem sido sincero na forma como comunica connosco, o que coloca em causa a sua capacidade enquanto CEO. Assim, a direcção já não tem confiança em Altman para continuar a liderar a OpenAI», pode ler-se na declaração oficial.
No X, Sam Altman partilhou um post em que disse ter «adorado» o tempo em que esteve na OpenAI: «Foi um período de transformação pessoal e, espero eu, um pouco para todo o mundo. Mas, mais que tudo, adorei trabalhar com tantas pessoas talentosas».
Mas não foi apenas Sam Altman que acabou por sair da empresa: Greg Brockman, outro co-fundador, foi afastado do cargo de chairman, com as primeiras informações a darem conta de que continuaria na empresa. Contudo, após ter sido confrontado com o despedimento de Altman, apresentou a sua demissão.
«Depois de ter ficado a saber das notícias [sobre o despedimento de Sam Altman], enviei esta carta à OpenAI: ‘Estou bastante orgulhoso do que criámos juntos, desde a altura em que tudo começou no meu apartamento, há oito anos […] conseguimos alcançar grandes sucessos, mesmo quando havia todas as razões para correr mal. Mas, com base nas notícias de hoje, demito-me», disse Greg Brockman, também no X.
Durante o fim-de-semana, houve notícias sobre uma ronda de negociações entre Altman e a OpenAI, com vista ao seu regresso à empresa, novamente como CEO. Contudo, a Microsoft acabou por ser rápida e fechou a sua contratação durante o dia de ontem; na Sexta-Feira, já depois de ter ficado a saber do despedimento de Altman, Satya Nadella fez um post no X, interpretado como uma declaração de intenções sobre a contratação do ex-CEO da OpenAI.
«Temos um acordo de longo prazo com a OpenAI, com acesso total a tudo aquilo de que precisamos para cumprir a nossa estratégia de inovação, com um portfólio de produtos empolgante; continuamos empenhados na nossa parceria, bem como na Mira [apontada como CEO interina e, entretanto já substituída por Emmett Shear, que saiu do cargo de CEO do Twitch no início de 2023] e na sua equipa. Juntos, continuaremos a proporcionar ao mundo os benefícios significativos desta tecnologia».
A verdade é que apenas 48 depois, a Microsoft acabaria por anunciar, não só Sam Altman, mas também Sam Brockman, para liderar uma «nova equipa de desenvolvimento avançado de IA», disse Satya Nadella.