Não podemos comparar electrodomésticos com televisões, smartphones ou computadores, mas a verdade é que cada vez têm mais tecnologia, deixando o seu passado completamente analógico cada vez mais para trás. Hoje em dia, uma máquina de lavar roupa já pode ser controlada pelo smartphone e até há modelos com IA que detectam automaticamente o tipo de roupa e seleccionam o programa mais indicado.
No mesmo caminho, estão as máquinas de café: há umas que já encomendam cápsulas e outras que tiram cafés a partir de uma app, com uma multiplicidade de parâmetros para configurar e opções para escolher. A Eletta Explore, da DeLonghi, é um destes últimos exemplos: longe de ter a facilidade de utilização e o conceito prático que existe nas de cápsulas, aposta numa experiência mais profunda que é a de tirar um simples café ou fazer um galão – um um latte, para parecer mais estiloso. A forma de operar esta DeLonghi está, assim, nos antípodas de um simples modelo com cápsulas: aqui, podemos usar grãos de café ou café em pó, definir o grau de moagem, criar bebidas personalizadas, perfis de consumo e, claro, usar uma app para fazer tudo, sem usar o ecrã táctil da máquina.
E isto, sente-se, no dia a dia: se temos pressa, a máquina não vai colaborar, mas se tivermos tempo, podemos passar alguns minutos a personalizar uma bebida, a esperar que a máquina aqueça e a despejar o tabuleiro que recebe a água com que a máquina faz isto, antes de a começar a usar. Ou seja, temos de esperar uma pequena eternidade para beber uma bica básica, tal como acontece com a Miele CM6, que já testámos anteriormente. É certo que esta será uma das máquinas que nos permite ter uma cozinha o mais perto possível de um Starbucks, mas também é verdade que a operação e os tempos de espera não são para todos.
Distribuidor: DeLonghi
Preço: €999,99 (preto); 1049,99 euros (prateada)