A rede social X (conhecida anteriormente como Twitter), lançou uma iniciativa denominada ‘not a bot’ em que vai começar a cobrar 1 dólar por ano aos novos utilizadores. Para já, apenas na Nova Zelândia e Filipinas.
A primeira publicação a dar a notícia foi a revista Fortune e, de acordo com a publicação, o pagamento vai permitir aos novos utilizadores fazerem publicações, responder a publicações, fazer citações e marcar publicações na versão web da rede social X. Os utilizadores existentes não são afectados, mas vão ter de confirmar os respectivos números de telefone. Não foram dadas indicações se a iniciativa se vai estender aos utilizadores das aplicações para dispositivos móveis.
A informação foi confirmada na rede social através da conta de suporte técnico:
Starting today, we’re testing a new program (Not A Bot) in New Zealand and the Philippines. New, unverified accounts will be required to sign up for a $1 annual subscription to be able to post & interact with other posts. Within this test, existing users are not affected.
This…
— Support (@Support) October 17, 2023
Em Setembro, Elon Musk disse numa conversa com o primeiro ministro israelita, emitada em directo, que queria começar a cobrar um pagamento mensal simbólico. Segundo Musk, esta medida serviria para desincentivar a criação de bots na rede social.
Também não há informação se esta medida se vai estender a outros países, mas o mais provável é que sim.