No início desta semana, a Intel anunciou os processadores de 14ª geração para computadores desktop, anunciando que conseguem chegar aos 6 GHz em modo Turbo. Mas há sempre alguém que quer ir mais longe e a equipa de overclocking da Asus ROG é composta por pessoas que querem ir mais longe.
No vídeo acima, pode ver-se a equipa a tentar usar o novo CPU da Intel para bater o recorde mundial de velocidade de um processador. O recorde anterior já pertencia à mesma equipa quando conseguiram fazer com que um processador Intel Core i9-13900K ao 8,7 GHz.
Para chegar a velocidades mais altas, a equipa usou hélio liquido para refrigerar um Intel Core i9-14900KF, que está montado numa motherboard Asus ROG Mazimus Z790 Encore. E parece que a equipa conseguiu mesmo chegar aos 9 GHz mas teve dificuldade em validar o resultado na base de dados do CPU-Z.
Depois de várias tentativas, foi possível validar um resultado de 9043,9 MHz com este CPU. Na realidade, o processador conseguiu chegar aos 9,1 GHz, mas como não foi possível validar essa velocidade, não é oficial.