Há mais de um ano, a Microsoft anunciou que ia fazer algumas alterações ao Excel, baseadas no feedback dos utilizadores. Estas alterações, que serviriam para dar aos utilizadores uma maior capacidade de controlo sobre as definições padrão do Excel, como a possibilidade de desligar a conversão automática de alguns dados, foi testada através do programa Office Insider Preview (que agora se chama Microsoft 365 Preview).
Esta semana, a Microsoft disponibilizou essas alterações para as versões do Excel para Windows e Mac. E, de acordo com um artigo publicado no blogue Microsoft 365 Insider, foram acrescentados alguns melhoramentos às novas funcionalidades:
A funcionalidade ficou mais fácil de encontrar
Aumento da quantidade de formatos suportados
Disponibilização desta funciona também na versão para Mac
Para controlar melhor que tipos de dados são convertidos automaticamente, os utilizadores têm de aceder a ‘Ficheiro’, ‘Opções’ e depois podem fazer scroll até encontrarem a secção ‘Conversão automática de dados’. Aqui, podem ligar e desligar várias funcionalidades de conversão de dados.
Os novos controlos de conversão de dados estão disponíveis em todas as versões do Excel para Windows a partir da 2309 (Build 16808.10000) e em todas as versões do Excel para Mac a partir da versão 16.77 (Build 23091003). Não nenhuma indicação sobre a inclusão desta funcionalidade nas versões para dispositivos móveis e web.