Segundo o Wall Street Journal, a Meta, a empresa que detém o Facebook, Instagram e o Whatsapp, propôs aos reguladores europeus o pagamento de uma assinatura para a utilização das redes sociais sem a apresentação de publicidade. As assinaturas têm dois níveis: 14 dólares (cerca de 13 euros) para usar apenas o Instagram sem publicidade e 17 dólares (16 euros) para usar o Instagram e o Facebook.
De acordo com as fontes do jornal, as assinaturas podem começar a ser comercializadas nos mercados europeus nos próximos meses.
A implementação de um sistema de assinaturas é uma resposta da Meta às novas regras da União Europeia que limitam a capacidade de mostrar publicidade direccionada com base em dados que são recolhidos sem o consentimento dos utilizadores. As receitas de publicidade são fundamentais para a Meta, por isso é imperativo para a empresa encontrar uma solução para cumprir as regras da UE.
O pagamento é opcional e quem não quiser pagar pelo Facebook ou Instagram vão continuar a poder usar as redes com publicidade como acontece até agora.
Não há nenhuma garantia de que a UE aceite esta solução e é possível que seja feita uma contra proposta para reduzir os preços ou para a criação de uma versão destas redes sociais gratuita com publicidade não dirigida.