«Ajudar as empresas a adoptar rapidamente a IA generativa» com «novas soluções híbridas e uma colaboração de engenharia». Este é o objectivo da Lenovo e da Nvidia, partilhado durante a edição de 2023 do Lenovo Tech World.
Yuanqing Yang (chairman/CEO da Lenovo) e Jensen Huang (fundador/CEO da Nvidia) anunciaram «sistemas totalmente integrados que levam a computação alimentada por IA para onde quer os dados sejam criados, desde o edge até à cloud». Desta forma, as empresas vão poder «implementar facilmente aplicações de IA personalizadas para impulsionar a inovação e a transformação em qualquer sector».
Entre outras possibilidades, as duas empresas querem que seja possível criar «modelos de IA personalizados com o serviço de cloud Nvidia AI Foundations»; depois, entram em cena os sistemas Lenovo on-premise (no local) com hardware Nvidia, para ser possível executar esses modelos.
Concretamente, serão usados o servidor Lenovo ThinkSystem SR675 V3 e a workstation ThinkStation PX, ambos «optimizados para IA de produção», com o software Nvidia AI Enterprise. O servidor tem GPU L40S, DPU BlueField®-3 e Spectrum-X Networking; já a workstation é “alimentada” por até quatro GPU RTX 6000 Ada.
«As soluções da Lenovo também irão suportar a recentemente anunciada VMware Private AI Foundation com a Nvidia, permitindo que centenas de milhares de clientes da VMware simplifiquem a adoção da IA generativa», concluem as duas empresas.