Apesar do aspecto exterior ser muito semelhante ao do modelo anterior, os auscultadores Huawei FreeBuds Pro 3 são uma actualização significativa em relação aos antecessores, os FreeBuds Pro 2. Este modelo tem um novo design interno que usa um driver dinâmico de 11 mm, uma funcionalidade cancelamento de ruído activo (ANC) actualizada e melhorada e suporte para chamadas com eliminação de ruído com velocidades de vento de até 9 m/s.
Design
O design dos FreeBuds Pro 3 é mais compacto e confortável do que o dos FreeBuds Pro 2. Os auscultadores são feitos de materiais leves e duráveis, e as pontas de silicone são macias e confortáveis. Como é hábito, estão incluídas pontas de silicone de vários tamanhos para adaptar os FreeBuds a praticamente todos os diâmetros de canais auditivos.
O estojo de carregamento é muito semelhante ao que acompanha dos FreeBuds Pro 2 com uma peça brilhante com o logo da Huawei na parte de trás junto à dobradiça. Na parte da frente está o LED que mostra o estado de carregamento da bateria e na parte de baixo está a entrada USB Type-C para carregar a bateria do estojo. Esta bateria também pode ser carregada por indução.
Segundo os dados publicados pela Huawei, a bateria destes auscultadores permite uma utilização ininterrupta durante 6 horas e 30 min e com carregamentos intercalados pela bateria do estojo, o tempo de utilização pode chegar às 41 horas.
A app
O principal handicap destes auscultadores é a necessidade de se usar a app AI Life da Huawei para poder configurar todas as suas funcionalidades. Isto não é problema para quem usa smartphones Huawei, mas quem usar de outras marcas com o Android completo, terá de descarregar a app a partir de outra loja de aplicações, porque a app não está disponível na Play Store da Google. Isto quer dizer que tem de dar permissões extra para instalação de apps e isso pode querer dizer abrir o telefone a visitantes não muito convenientes.
Na minha opinião, isto diz mais acerca da Google que acerca da Huawei. Visto que apps vindas do mesmo país e que se sabe que recolhem todos os tipos de informação extra sobre os utilizadores continuam disponíveis na loja, mas uma simples app que serve para controlar uns auscultadores não está.
Ainda assim, os auscultadores podem ser emparelhados directamente através o método tradicional no Android. Só deixa de ter acesso a algumas funcionalidades, configurações e às actualizações de firmware.
Utilização
A qualidade de som dos FreeBuds Pro 3 é excelente. Os auscultadores produzem um som rico e detalhado, com graves profundos e agudos cristalinos. Se quiser, pode alterar a equalização na aplicação da Huawei, ou usar uma app de equalizador externa.
O microfone dos FreeBuds Pro 3 é também muito bom. É capaz de capturar a voz do utilizador com clareza, mesmo em ambientes barulhentos.
Como é tradicional na Huawei, também a funcionalidade de cancelamento de ruído dos FreeBuds Pro 3 é uma das melhores do mercado nesta gama de produtos. É capaz de bloquear efectivamente a maioria dos ruídos de fundo, incluindo o barulho do trânsito, o som de máquinas e as conversas das pessoas. Embora estas últimas com um pouco mais de dificuldade como é natural. O problema não está no sistema da Huawei, mas na tecnologia usada em todas estas funcionalidades anulam o som, independentemente da marca dos auscultadores. Estes sistemas funcionam muito bem com som repetitivo, como os motores de um avião, o som do rolamento de um automóvel ou de um comboio. As frequências usadas na fala humana são impossíveis de prever, por isso, os sistemas de cancelamento de ruído são menos eficazes a eliminá-las. É por esta razão que os auscultadores com cancelamento de ruído activo também usam sistemas passivos, como o isolamento acústico.
No nosso teste, a bateria dos FreeBuds Pro 3 aguentou 6 horas com o cancelamento de ruído activado e até 8 horas com ele desactivado. O estojo de carregamento fornece mais 24 horas de bateria, totalizando 30 horas de reprodução como cancelamento de ruído activado.
Os FreeBuds Pro 3 custam 199,99 euros na loja online da Huawei.