São cada vez mais os rumores que indicam que a Nvidia vai lançar versões Super das placas gráficas da série 40. O mais recente, diz que não só a Nvidia vai lançar em breve uma GeForce RTX 4080 Super, mas que ao mesmo tempo vai descontinuar a GeForce RTX 4080 original.
Quem o diz é o site chinês IT Home. No mesmo artigo, é mencionado que, na China, as lojas estão a acumular stock de placas RTX 4080, antes que sejam substituídas pela versão Super. Também se diz que os fabricantes estão a aumentar a produção da RTX 4080, mas que, mesmo assim, é esperado que os preços subam devido à Nvidia descontinuar esta placa, principalmente se a nova Super for mais cara que a original.
Também circulam outros rumores que dão conta das possíveis especificações que a RTX 4080 Super vai ter. O site Benchlife diz que, segundo alguns fabricante, a nova placa gráfica vai usar o GPU AD102 e vai trazer 20 GB de memória RAM. A placa RTX 4080 original tem 16 GB de RAM e, a ser verdade, este aumento na quantidade de memória pode ser bem-vindo, visto que os videojogos têm vindo a consumir cada vez mais memória VRAM. Também será provável que as novas placas Super sofram um aumento da largura de banda do barramento de memória de 256 para 320 bits.
Estas especificações são um bom upgrade em relação à RTX 4080, mas nem toda a gente estão assim tão entusiasmada. kopite7kimi, o responsável por alguns rumores acerca da Nvidia que acabaram por ser verdade, diz na rede social X que as diferenças entre as duas versões da RTX 4080 serão as mesmas que a Nvidia introduziu com a RTX 2080 e RTX 2080 Super. Isto quer dizer que a nova variante pode usar a versão completa do GPU AD103, com mais SM e núcleos CUDA e uma velocidade de relógio um pouco mais alta, o que corresponde apenas a um pequeno ganho de desempenho.
I have some different opinions.
I think the relationship between RTX 4080 Super and RTX 4080 is similar to that between RTX 2080 Super and RTX 2080. https://t.co/LJqKZRISta
— kopite7kimi (@kopite7kimi) October 23, 2023
Toda esta informação são rumores vindos de várias fontes. Mas, como a próxima geração de placas gráficas da Nvidia, a RTX 50, só deve chegar em 2025, é provável que a empresa faça em breve uma actualização da geração actual.