O Portal da Queixa registou um aumento das queixas relacionadas com os dois eventos de compras da Amazon que aconteceram em 2023: o Prime Day (11/12 de Julho) e a Festa de Ofertas Amazon Prime (10/11 Outubro).
Durante o mês em que aconteceu o primeiro evento, o Portal da Queixa diz ter recebido «208 queixas contra a Amazon»; em comparação, o site registou “apenas” 73 queixas em Junho. Os principais problemas descritos pelos clientes tiveram que ver com a «entrega da encomenda, o reembolso não recebido e dificuldades com a devolução»
Relativamente ao segundo (que aconteceu esta semana), e até 11 de Outubro, foram submetidas «37 reclamações» contra a Amazon, embora apenas 32% (onze queixas) estejam relacionadas com a Festa de Ofertas Amazon Prime.
O número pode parecer baixo, mas tende a crescer nos próximos dias: «É possível que, na próxima semana, haja um aumento das queixas na plataforma relacionadas este evento, visto que poderão surgir problemas com as entregas dos produtos adquiridos nos dois dias de promoções», ressalva o Portal da Queixa.
Mas a Amazon não é a única visada: a empresa acaba por “arrastar” outras entidades para este volume de queixas, as responsáveis pelas entregas dos produtos comprados online. A “líder” desta lista de reclamações é a Paak, com 44,2% das queixas; depois, estão os CTT Expresso, com 19,5%; e os Correos Express Portugal, com 15,1%.
Este site lembra ainda que, entre 1 de Janeiro e 11 de Outubro, recebeu «190» queixas contra a Amazon, o que representa o aumento de «49,6% em relação ao período homólogo de 2022, onde se contabilizaram 127 queixas.
Finalmente, o Portal da Queixa lembra que o Índice de Satisfação relativo à Amazon está nos 22,9 pontos em 100 possíveis, o que faz com que a maioria dos utilizadores avalie o desempenho da empresa como ‘Fraco’. Neste ranking, a Amazon apenas «superada pela Shein e pelo AliExpress».