A Bathing Ape, mais conhecida como BAPE, é uma marca de moda japonesa fundada por Tomoaki Nagao (Nigo) em 1993, no bairro de Ura-Harajuku, em Tóquio. A marca é especializada em moda de rua (streetwear) com roupa para homens, mulheres e crianças. A imagem da BAPE é irreverente, colorida e foi por isso mesmo que a Asus a escolheu para ser a “imagem” de um novo portátil Vivobook.
A tampa deste laptop é em metal, com acabamento baço e um padrão camuflado, composto pelos bonecos característicos da BAPE. O nome do computador está numa zona brilhante, do lado direito da tampa. Quando se abre, o mesmo padrão também está no trackpad. O teclado é tradicional, com teclas em plástico preto, mas, se o utilizador quiser, tem um conjunto de autocolantes azuis com o tipo de letra da BAPE, para que o teclado fique a condizer com a estética desta marca.
Muita pinta
Os gostos não se discutem, como se costuma dizer, mas, mesmo sendo um portátil cujo target de público não é (claramente) o meu, estou a ver-me a usá-lo em qualquer lado, mesmo em ambientes mais formais. É refrescante ver alguém a vender uma máquina que vai além do habitual cinzento mais ou menos escuro.
O ecrã OLED de 15 polegadas tem uma resolução de 2880 x 1620 e uma taxa de actualização máxima de 120 Hz – como em todos os ecrãs OLED, os pretos são mesmo pretos e as cores são muito saturadas. Basicamente, é um “assalto” aos olhos, no bom sentido.
O silêncio é de ouro
Um aspecto interessante está no facto de, mesmo em situações de carga mais pesada no sistema, as ventoinhas continuarem bastante silenciosas. O computador não demonstra muitos sinais de ter de fazer throttling do processador (baixar a velocidade) para o manter a uma temperatura dentro do que é tolerante, para evitar danos.
Depois, o desempenho é bastante bom e, no que toca ao PCMark, este é o quarto portátil mais rápido do ano. Curiosamente, no 3DMark, o Vivobook BAPE também ficou em quarto lugar no nosso top 10 de PC em 2023, até agora.
Contudo, no que respeita à autonomia, os resultados foram um pouco “curtos”: ficou a par com outro PC Asus, o Zenbook Pro 14 Duo, com cerca de seis horas (este Zenbook também traz um Core i9, mas de 12.ª geração). Seria de esperar um pequeno ganho na vida da bateria de geração para outra, mas não é o caso.
Distribuidor: Asus
Preço: €1699
Benchmarks
- PCMark 10 Geral: 6426
- PCMark 10 Produtividade: 8017
- PCMark 10 Bateria: 369 minutos
- 3DMark Wildlife:14 590
Ficha Técnica
Processador: Intel Core i9-13900H (2,6 GHz, 14 núcleos, 20 threads)
Memória: 16 GB LPDDR5
Armazenamento: M.2 NVMe com 1 TB
Placa Gráfica: Intel Iris X
Ecrã: OLED 15,6 polegadas (2880 x 1620), 120 Hz
Ligações: USB 2.0 Tipo-A, USB 3.2 Ger. 1 Tipo-A, Thunderbolt, HDMI 1.4, jack de 3,5 mm
Dimensões: 359,3 x 229,4 x 17,9 mm
Peso: 1,6 kg