Um projecto da Nova FCT levou a melhor sobre as propostas das universidades de Glasgow (Escócia), Pittsburgh (EUA) na segunda edição do prémio internacional Alexa TaskBot Challenge, cujo objectivo «desenvolver soluções de IA conversacional de última geração».
Rafael Ferreira, Diogo Tavares, Diogo Silva, Rodrigo Valério, Inês Simões, Vasco Ramos e João Bordalo criaram uma solução «multimodal avançada e intuitiva» de assistente digital com IA em que as «técnicas de processamento de modelos de linguagem conseguem ensinar os utilizadores, através do diálogo, a realizarem tarefas manuais e a responder perguntas sobre o conteúdo de vídeos».
Um dos exemplos da aplicação prática desta proposta dos alunos da Nova FCT é ajudar o utilizador a fazer algo prático: «O chatbot pode ensinar a completar uma tarefa manual complexa, tal como cozinhar, pintar, arranjar objectos (…) e ainda dialogar, com detalhes, sobre as instruções, em vídeo».
Esta equipa da Nova FCT (a TWIZ) já tinha participado na edição de 2022, onde conseguiu o segundo lugar; este ano, o resultado foi diferente: foi a grande vencedora, o que vale um prémio monetário de quinhentos mil euros.
«Os diálogos do utilizador no Alexa TaskBot são únicos e lançam uma nova luz sobre a execução de tarefas manuais. Aproveitámos estes diálogos e aprendemos que o uso da nossa solução permitiu-nos orientar as conversas de uma forma mais contextual e perspicaz», concluiu Rafael Ferreira, líder da TWIZ.
Uma das formas de interagir com a Alexa através do Echo Dots (imagem de topo); estes funcionam como colunas e têm ainda um mostrador LED para vermos as horas.