A partir desta semana, Portugal passa a ter acesso aos Canais do WhatsApp. A novidade está no separador ‘Actualizações’ da app e permite, de «forma privada, simples e de confiança», receber «actualizações importantes de pessoas e organizações, directamente».
Os Canais do WhatsApp acabam por ser feed particulares, onde empresas, celebridades e clubes de futebol, por exemplo, podem fazer posts com informações sobre novos produtos ou partilhar vídeos/fotografias com os seguidores.
Com esta nova funcionalidade, o objectivo da Meta é «criar o serviço de mensagens partilhadas mais privado no mercado». Aqui, os canais estão «separados das restantes conversas e nenhum dos outros seguidores vai poder ver quem segue». A juntar a isto, as «informações pessoais de administradores e seguidores também são protegidas».
Para seguir um destes ‘Canais’, basta entrar no menu ‘Actualizações’ e, depois, tocar no símbolo ‘+’ que está ao lado de cada um (imagem em baixo). Quando estivermos no ecrã de um canal, podemos ainda carregar no ícone do sino para activar os alertas.
Ao contrário de uma conversa, os ‘Canais’ não estão abertos ao debate: é impossível enviar mensagens escritas, embora possamos reagir com emojis às publicações. Mesmo assim, isto fica escondido de outros utilizadores e só pode ser visto pelo administrador do canal.
Finalmente, a outra interacção que é possível fazer com uma mensagem publicada num canal é o reencaminhamento para uma conversa do WhatsApp: neste caso, será «incluída uma ligação para o canal, para que as pessoas possam encontrar mais informações.