As comunicações por satélite chegaram recentemente aos smartphones convencionais: o iPhone 14, lançado em 2022, já permitia enviar e receber SMS e, já este ano, testámos o CAT S75, com uma app que permite fazer o mesmo.
Contudo, fazer mais que isto com recurso a esta ligação era algo que ainda não tinha sido experimentado – até agora. A Vodafone e a AT&T anunciaram ter sido as «primeiras» operadoras do mundo a «concluir com êxito a primeira chamada de voz 5G através de conectividade por satélite»
Para isto, foi usado um Samsung Galaxy S22, num «local sem ligação móvel – de voz ou dados – no Maui, Havai», com a rede da AT&T; quem recebeu a chamada foi um engenheiro da Vodafone, em Madrid. O telefonema usou ainda a infraestrutura de rede criada pela Nokia.
O sistema de satélites usados foi o da empresa AST SpaceMobile: BlueWalker 3 – segundo a operadora, este é o «maior conjunto de comunicações comerciais que orbita a baixa altitude, os chamados low eath orbit satellites».
Agora, as duas empresas querem usar este sistema para «ligar estações móveis geograficamente dispersas às redes de telecomunicações principais». Além da chamada, Vodafone e AST Space Mobile fizeram ainda um teste de download de dados que chegou aos 14 Mbps e que acabou por «bater o anterior recorde de transferência de dados de banda larga móvel via satélite».