O processo que opõe a FTC (a autoridade da concorrência, nos EUA – Federal Trade Commission) à Microsoft, relativamente à intenção de compra da Activision Blizzard, levou a que informação confidencial relacionada com a estratégia da área de gaming da empresa fosse revelada de forma inadvertida.
Esta informação estava incluída num PDF, que fazia parte de uma série de documentos que a Microsoft enviou ao tribunal que está a julgar este caso e que foi incluído por engano. Sem saber deste “pormenor”, o tribunal fez upload da informação para ser consultada publicamente – foi desta forma que o leak aconteceu.
Neste PDF estão vários dados sobre a estratégia e novos lançamentos da Xbox, assim como e-mails internos com reacções ao anúncio da PS5. Estes são quatro dos principais “segredos” da Microsoft revelados no leak, provocado pela própria empresa, com base nas informações reunidas pelo site The Verge.
1 – A Microsoft queria comprar a Nintendo
Em 2020, Phil Spencer (CEO da Microsoft Gaming) enviava um e-mail ao vice-presidente executivo da Nintendo, Takeshi Numoto, onde dava conta de que a compra da marca japonesa seria um «marco» na sua «carreira» e um «bom negócio para ambas as empresas». Phil Spencer sublinhou ainda que a Nintendo era «’O’ principal activo de gaming» para a Microsoft.
2 – PS5: «Níveis de stress maiores que o normal»
Numa troca de e-mails entre Phil Spencer e o CEO da Microsoft (Satya Nadella), ficou-se a saber que a Xbox One viveu «sete anos» na “sombra” da PS4, quer em termos de preço, quer de desempenho. Contudo, depois de saber as características da PS5, Phil Spencer mostrou-se aliviado.
«Confesso que, esta manhã, depois de saber que a apresentação da PS5 era hoje [18 Março de 2020] acordei com níveis de stress maiores que o normal. Mas, depois de analisar bem as características técnicas e ler os comentários da comunidade de gaming, posso dizer que estou orgulhoso da nossa equipa – temos um melhor produto que a Sony». Estes e-mails podem ser vistos aqui.
3 – Nova Xbox chega em 2028 e será uma consola híbrida?
Além de uma consola sem drive para discos (como uma das versões PS5), a Microsoft queria criar uma plataforma de gaming híbrida «capaz de oferecer uma imersão mais profunda e uma experiência completamente nova de jogos». Para isso, seria lançada uma nova consola, com um sistema alimentado por IA e machine learning que chegaria ao mercado em 2028.
4 – Fallout 3 com versão remastered e um jogo Indiana Jones
O leak provocado pela Microsoft também inclui informação sobre novos jogos, para 2024: um DLC para Doom Year Zero, a remasterização de Fallout 3, a sequela de Ghostwire: Tokyo e o terceiro capítulo de Dishonored. Na lista de projectos está ainda um jogo de Indiana Jones, contudo sem data de lançamento definida.