Quando se trata de anunciar cortes de preço e promoções na PS5 ou em outros produtos, a PlayStation é muito rápida e vistosa a promover as suas campanhas; contudo, quando o inverso acontece, tudo é feito de forma a ficar mais “escondido”.
Foi precisamente isto que aconteceu com o mais recente anúncio do aumento de preços dos três planos Plus, que nos permitem jogar online e ter acesso a jogos gratuitos todos os meses – todos vão aumentar, em média, cerca de 25%.
Contudo, a PlayStation avisou os utilizadores, não através de um comunicado dedicado, mas sim no final do post do seu blog que revela os jogos de Setembro do Plus – uma espécie de ‘one more thing’ da Apple, mas em mau.
«Também vos queremos informar de que, a partir de 6 de Setembro, vamos aumentar o preço de todos os planos PS Plus . Este ajuste de preço permite-nos continuar a oferecer jogos de alta qualidade e outros benefícios», escreve a marca.
Em concreto, a versão básica – PlayStation Plus Essential – sobe de 59,99 para 71,99 euros (mais 12 euros); o Extra, de 99,99 para 125,99 euros (mais 26 euros); e o Premium, de 119,99 para 151,99 euros (mais 32 euros).
Segundo a PlayStation, estes novos preços das anuidades continuam a representar um «desconto em relação aos planos mensais e trimestrais», que ficam com estes valores:
Essential: 8,99 euros (mensal) | 24,99 euros (trimestral);
Extra: 13,99 euros (mensal) | 39,99 euros (trimestral);
Premium: 16,99 euros (mensal) | 49,99 euros (trimestral).
Quem já tiver um plano subscrito, só vai sentir esta subida de preços na altura da renovação. Assim, hoje e amanhã será ainda uma boa altura para comprar um dos três Plus, uma vez que, desta forma, os novos preços apenas serão aplicados em Setembro de 2024.
Resta dizer que os jogos de Setembro do Plus são Saint’s Row (cujo estúdio, a Volition, fechou em definitivo no final de Agosto), Black Desert – Traveler Edition (um MMORPG) e Generation Zero (um FPS de mundo aberto, passado nos anos 80, na Suécia).