A gama Viper V da Razer acaba de receber uma nova versão, que chega mais de um ano depois do Viper V2 Pro, apelidado pela marca como o rato de gaming com switches ópticos «mais leve do mundo»: 58 gramas.
O Viper V3 HyperSpeed (sem fios) não entra neste campeonato, uma vez que chega aos 82 gramas, sendo mesmo um dos mais pesados desta linha. Ainda assim, conta com um sensor óptico Razer Focus Pro 30K e tem uma autonomia que pode chegar às 280 horas.
Ao contrário do que costuma acontecer com outros periféricos do género, mesmo da Razer, este rato não é carregado por USB e usa uma solução, no mínimo, original: uma pilha AA ou AAA. O curioso é que a escolha da pilha acaba por servir de “peso”, como acontece em modelos em que colocamos pequenos pedaços de metal para conseguir o mesmo efeito.
Desta forma, também fica ao nosso critério ter mais autonomia e ficar com um rato mais pesado ou o contrário – mais leve e menos tempo de bateria. O rato oferece ainda outra escolha: usar a conectividade Hyperspeed (de 2,4 Ghz, com um dongle) ou Bluettooh.
De acordo com um simulador que está na página dedicada ao rato, se usarmos Bluetooth e uma pilha AA e tivermos uma média de cinco horas de jogo por dia (apenas), o Viper V3 HyperSpeed pode ter uma autonomia de 120 dias.
Com uma versão que inclui o adaptador HyperPolling Wireless da Razer (96,99 euros), este rato tem um PVP base de 79,99 euros.