O Internet Archive está debaixo de fogo depois de ter recebido mais um processo de direitos de autor.
Pois bem, já não bastava terem de lidar com a queixa das editoras de livros em Março, agora foi a vez de algumas editora musicais colocarem um processo de violação de direitos de autor contra o Internet Archive e o seu fundador Brewster Kale, entre outros. Segundo a queixa apresentada, estão em causa 2749 obras, gravadas por artistas falecidos tais como Frank Sinatra, Louis Armstrong e outros.
As obras em questão estão todas dentro da iniciativa ‘Great 78 Project’, que visa a digitalização e preservação de obras gravadas em vinis de 78 rpm que saíram entre 1898 e 1950. O Internet Archive é um dos poucos sítios onde a Internet e a cultura são abertas e que chega a todos, de forma igual.
Esta plataforma tem, ainda, um papel importantíssimo na defesa do artigo 27.° da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que no seu primeiro ponto diz: «Toda a pessoa tem o direito de tomar parte livremente na vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar no progresso científico e nos benefícios que deste resultam». Como tal, o Internet Archive deveria ser defendido destes ataques.