A Intel anunciou que os processadores ‘Meteor Lake’ vão começar a chegar a 14 de Dezembro de 2023. Os novos CPU para computadores portáteis, serão os primeiros a usar a nova nomenclatura ‘Core Ultra’, anunciada em Junho. Estes são os primeiros chips fabricados segundo a arquitectura Intel 4 (7 nm) e também são os primeiros processadores da Intel com um Neural Processing Unit (NPU), para acelerar as tarefas relacionadas com inteligência artificial.
Neste momento, o foco da Intel são os chips Core Ultra para portáteis. Circulam rumores que a empresa vai actualizar os processadores para computadores desktop Raptor Lake até ao final de 2023, por isso, os Meteor Lake não devem chegar aos desktop tão cedo. A razão para esta decisão prende-se, provavelmente, com a importância que a Intel está a dar à eficiência energética, que é incompatível com as expectativas dos utilizadores de desktop no que respeita à capacidade de processamento.
A Intel decidiu incluir várias inovações nos novos processadores. Os Meteor Lake utilizam a tecnologia FOVEROS 3D de empilhamento dos componentes do processador, os núcleos de desempenho (núcleos P) e de eficiência (núcleos E) são completamente novos, com consumos energéticos mais baixos, e têm um NPU para as tarefas de inteligência artificial, que pode recorrer também ao GPU integrado e aos outros núcleos para as acelerar ainda mais. Curiosamente, os novos Core Ultra Meteor Lake não são compatíveis com a nova norma Thunderbolt 5.