A Microsoft anunciou uma mudança importante na forma como o Windows trabalha em conjunto com as impressoras. A empresa de Redmond decidiu abandonar a distribuição de drivers de terceiros para impressoras, através do Windows Update. Mas a mudança não vai ser para já, o que dá tempo suficiente a todos os interessados a adaptarem-se à nova situação.
A Microsoft sabe que, ao deixar de distribuir drivers de impressoras de terceiros no Windows, está a fazer uma grande mudança na forma como os utilizadores instalam e usam dispositivos de impressão no Windows. Por isso, as mudanças começam em Setembro de 2023 e só estarão concluídas em 2027. Claro que os fabricantes de impressoras vão continuar a poder distribuir o seu próprio software directamente aos clientes.
O documento, publicado pela Microsoft, indica que vai deixar de distribuir novas versões dos drivers para impressoras através do Windows Update em 2025. No entanto, os drivers que já estiverem na biblioteca do serviço vão continuar a receber actualizações. Em 2026, os drivers de terceiros vão começar a ter menos importância na hierarquia que o driver de impressão genérico IPP do Windows. Finalmente, em 2027, o Windows Update vai deixar de receber novos drivers para impressoras, com excepção das actualizações de segurança mais importantes.
Com a versão 21H2 do Windows 10, chegou a compatibilidade com dispositivos de impressão compatíveis com Mopria, através de ligações de rede e de interfaces USB, tudo através do driver de impressão IPP genérico do Windows. O Mopria, é um padrão desenhado para permitir e facilitar a impressão de documentos a partir de PC e de dispositivos móveis. Já o Internet Printing Protocol (IPP) serve para gerir as comunicações entre dispositivos cliemtes (PC e dispositivos móveis) e impressoras.