O Paint está presente em todas as versões do Windows desde 1985. Este programa tem o objectivo de possibilitar a criação e edição básica de imagens. Apesar da idade, a Microsoft anunciou recentemente que o Paint vai receber em breve novas funcionalidades, que incluem a remoção automática dos fundos das imagens.
Há cerca de seis anos, o Paint esteve quase a ser removido do Windows. No entanto, a Microsoft decidiu mantê-lo. Desde essa altura, o programa tem recebido várias novas funcionalidades, principalmente no que respeita à “qualidade de vida” dos utilizadores para melhorar a usabilidade e a experiência de utilização.
Recentemente, a Microsoft anunciou uma nova funcionalidade que vai ser acrescentada ao Paint, que já está em testes no programa Windows Insider. Trata-se da possibilidade de remover automaticamente os fundos das imagens com um único clique do rato.
Para a usar, basta abrir uma imagem no Paint e clicar em ‘Remove Background’. O fundo desaparece, deixando apenas os elementos que estão em primeiro plano. Esta funcionalidade também inclui uma ferramenta de selecção que permite escolher áreas específicas do fundo da imagem a remover.