Depois de recentemente ter sido noticiado que o Microsoft Paint vai ter uma funcionalidade de remoção automática de fundos das imagens, o programa vai receber mais funcionalidades que lhe vão dar mais versatilidade como editor de imagem.
A Microsoft anunciou no blogue oficial do programa de testes Windows Insider, que o Paint vai ser actualizado para oferecer a possibilidade de editar imagens por camadas e também para permitir trabalhar em imagens com transparências.
Com a possibilidade de editar imagens por camadas, os utilizadores podem acrescentar formas, texto e outros elementos, uns por cima dos outros em camadas independentes umas das outras. A nova versão do Paint está disponível aos membros do programa de testes Insider, nos canais Canary e Dev. A edição por camadas é uma das funcionalidades mais importantes em programas mais avançados que o Paint, como o Paint.NET, GIMP ou o Photoshop e, segundo a Microsoft, vai permitir aos utilizadores criarem “arte digital mais complexa e rica”.
A outra grande novidade desta versão é a possibilidade de trabalhar com imagens que tenham transparência. Com a nova versão do Paint, quando um utilizador apaga uma parte da imagem está mesmo a apagá-la, em vez de a preencher com a cor de fundo. Se uma área da imagem for apagada numa camada, o conteúdo que estiver por baixo é revelado.
A compatibilidade com transparências também vai permitir abrir imagens e gravar imagens PNG com transparência. A Microsoft também diz que a nova funcionalidade de remoção automática dos fundos das imagens também funciona com as camadas e com transparências.