Anunciado em Maio de 2023, o James Dyson Award Portugal conheceu esta semana o seu primeiro vencedor: Gabriel Serra, designer industrial e estudante de doutoramento em Engenharia Mecânica na Universidade de Aveiro.
O projecto que ganhou a competição foi o Flattie, uma capacete dobrável para usar com bicicletas ou trotinetes, feito em cortiça e em TPU. O objectivo é tornar o transporte deste acessório «mais fácil e conveniente a par de contribuir para a economia circular».
Para isso, o Flattie é «constituído por partes desmontáveis que podem ser recicladas ou reaproveitadas»; em concreto, temos um «forro de cortiça aglomerada, um revestimento de poliuretano termoplástico (TPU) e fluído espessante de cisalhamento (STF)» nas
cavidades.
Segundo Gabriel Serra, estes materiais «proporcionam uma protecção robusta contra impactos, mantendo a flexibilidade» e, quando o capacete se desdobra, fica com uma «dimensão semelhante a um computador portátil de quinze polegadas».
O vencedor da primeira edição do James Dyson Award Portugal ganhou 5700 euros, que vão ser aplicados no «aperfeiçoamento do produto, em termos de design e em testes com utilizadores».
Por ter ganho a competição nacional, Gabriel Serra pode entrar na lista dos vinte melhores projectos internacionais do James Dyson Award, que será anunciada a 18 de Outubro. Depois, os vencedores são conhecidos a 15 de Novembro.