«Isto é uma decisão minha. Vai melhorar muito a estética». Foi assim que Elon Musk anunciou mais uma mudança no antigo Twitter e que vai fazer com que os links para notícias ou qualquer outro tipo de conteúdo semelhante (como posts em blogs) mudem de forma drástica.
Até agora, sempre que colocávamos um link no X, aparecia uma cartão com uma imagem, o título do artigo e o lead (ou seja, o resumo ou entrada) – todos estes elementos dão contexto sobre a informação apresentada e permitem-nos saber, de antemão, aquilo em que vamos clicar.
Em breve, o que vai acontecer é que os posts com links para notícias ou outros artigos terão apenas uma imagem e o respectivo URL.
Segundo uma fonte do X, ouvida pela revista Fortune, Elon Musk quer, desta forma, optimizar o feed da rede social e permitir que sejam apresentados mais posts, num mesmo espaço de ecrã; a outra razão, é a de evitar o click-bait.
Contudo, esta última razão não parece fazer muito sentido: se esta decisão for mesmo para a frente, isto dá liberdade aos autores dos posts com links de escreverem o que quiserem no tweet – ou seja, podem criar um texto que sirva, à mesma, de clickbait.
Para já, não se sabe quando é que o X vai implementar esta nova feature, mas tendo em conta a rapidez com que a rede social tem mudado, é natural que aconteça ainda em Agosto.