Depois do PlayStation TV, um dispositivo, lançado em 2013, que permitia jogar títulos de PS4 em qualquer TV através de uma rede local, a Sony anunciou hoje o PlayStation Portal, um novo dispositivo que permite jogar títulos de PlayStation 5 através de streaming numa rede local, mas com a diferença de ter um ecrã LCD e comandos integrados, dispensando assim a TV. O ecrã é LCD com 8 polegadas e 1080p de resolução a uma taxa de actualização máxima de 60 hz.
Uma curiosidade acerca deste novo dispositivo, é que apenas poder receber streams da consola que o utilizador já tenha em casa e não ser compatível com o serviço de streaming de jogos via Internet, PlayStation Plus Premium.
Segundo a comunicação da Sony, o PlayStation Portal vai custar 219,99 euros e chega às lojas até ao fim de 2023.
Mas o Portal não é a única novidade, a Sony também apresentou um novo headset e uns earbuds, denominados Pulse Elite e Pulse Explore respectivamente.
Os auscultadores Pulse Elite, têm um microfone retráctil com cancelamento de ruído com ajuda de IA para filtrar o som ambiente e incluem um stand para carregamento. A Sony diz que estes auscultadores, apesar de serem wireless, oferecem som sem perdas na qualidade (lossless). Ainda segundo a empresa, estes são os primeiros auscultadores desenhados para a PlayStation a usarem componentes normalmente usados em dispositivos para audiófilos.
Os auscultadores Pulse Explore têm o mesmo filtro de ruído por IA e também são capazes de reproduzir som sem perdas de qualidade.
Tanto os Pulse Elite, como os Pulse Explore, usam uma nova tecnologia de transmissão de som sem fios, denominada PlayStation Link. De acordo com a Sony, esta tecnologia permite uma latência muito baixa, reprodução de som sem perda de qualidade e alternar rápida e facilmente entre vários dispositivos PlayStation, como a consola ou o Portal. Esta tecnologia funciona através de um adaptador USB que pode ser usado com os Elite e os Explore. Este adaptador USB também pode ser utilizado em PC ou Mac.
Estes modelos de auscultadores podem ser ligados em simultâneo com vários dispositivos compatíveis (consolas, computadores e smartphones) em modo Bluetooth e em modo PlayStation Link para, por exemplo, poder atender chamadas telefónicas enquanto joga.
Os auscultadores Pulse Elite vão custar 149,99 euros e os Pulse Explore vão custar 219,99 euros. Ainda não há data de lançamento concreta.