Adam Mosseri, o director geral do Instagram, anunciou esta semana que a rede está a testar uma nova funcionalidade que permite identificar vários utilizadores de uma só vez quando se está a publicar uma Story através da aplicação para dispositivos móveis.
Segundo Mosseri, a empresa está a «testar uma forma de identificar um grupo de pessoas através de uma única menção». Depois de ser criada a menção de grupo, pode ser «reutilizada por qualquer pessoa do grupo para identificar todos de uma só vez quando são publicadas novas stories». Por isso, se estivermos com amigos, é possível «incluir toda a gente sem a necessidade de identificar cada pessoa individualmente».
Neste momento, os utilizadores podem identificar amigos e familiares numa story, inserindo o caractere ‘@’ seguido do nome de utilizador. Este processo é um pouco inconveniente se quiser identificar todas as pessoas numa story, porque o utilizador tem de inserir individualmente o nome de cada pessoa a identificar.
Se alguém for identificado numa story, recebe uma notificação e uma mensagem com uma antevisão da publicação. No entanto, essa mensagem vai para os pedidos de mensagem, se a identificação tiver sido feito por um utilizador que não conheça. Se um utilizador for identificado numa story, pode voltar a partilhá-la na sua própria conta.
Mesmo que um utilizador tenha sido identificado numa story, a partilha não é possível, se o autor original tiver desligado a funcionalidade a partilha por outros utilizadores. Neste momento, também não é possível a utilizador identificado numa story remover essa identificação, a única forma é através de uma denúncia.
Mosseri não disse quando é que a nova funcionalidade vai chegar aos utilizadores em geral.