A empresa liderada por Satya Nadella vai retirar a assistente digital Cortana do seu mais recente sistema operativo. A decisão terá que ver com o fraco desempenho desta plataforma, que nunca conseguiu chegar ao nível do Assistente Google e da Siri – lembre-se que a estreia aconteceu no Windows Phone.
Para retirar a Cortana do Windows 11, a Microsoft está a lançar uma actualização para o SO que desactiva o assistente digital»; há três anos, a empresa já o tinha feito para iOS e Android, ao acabar com as respectivas apps.
Depois do Windows 11, as próximas plataformas a deixaram de ter a Cortana serão as apps Teams, no Outono, confirmou a empresa: Teams Display e Teams Rooms. Curiosamente, este assistente vai continuar a estar disponível na app Outlook, para smartphones, diz a Microsoft.
Certo é outro motivo que está na base deste phase out da Cortana: a aposta da Microsoft no Copilot (que já está no Office. Este recurso de IA já pode ser usada no browser Edge, “alimentada” pelo Bing Chat, e deve chegar ao Windows 11 também no Outono deste ano.