Pela segunda vez em poucas semanas, a X (a rede social conhecida até há pouco tempo por Twitter) apoderou-se de outra conta de um utilizador para benefício próprio.
Depois de ter “roubado” o handle @x do utilizador Gene X Hwang, fotógrafo profissional do estúdio Orange Photography, que o tinha desde 2007. Hwang foi obrigado a passar para outra conta (@x12345678998765) e não recebeu qualquer compensação financeira da X – Elon Musk apenas ofereceu merchandising da rede social e uma visita guiada aos escritórios da empresa.
Agora, é a vez de outro utilizador sentir na pele as acções de Musk: provavelmente, tendo em perspectiva a criação de uma plataforma liga ao streaming de música, a X retirou a conta @Music ao seu dono – neste caso, Jeremy Vaught, que entrou no Twitter em 2007.
Tal como aconteceu com Gene X Hwang, Jeremy Vaught recebeu um e-mail da X a explicar o processo de “usurpação”: «O identificador de utilizador associado à conta @Music vai passar para a X Corp. Assim, o seu nome de utilizador será alterado para um novo». Na mensagem, a X sugeria contas alternativas, como «@musicmusic, @music123 e @musiclover».
Esta pode não ser a última acção do género, tendo em conta os planos de Musk para tornar o ex-Twitter numa ‘super-app’; por exemplo, se for criada uma vertente financeira, a revista Money pode ter a sua conta em risco – @Money.
Se a aposta for no vídeo, a conta @video (que está na rede social desde 2017) também pode um dos alvos do CEO. O mesmo acontece com o fotógrafo Michael O’Donnell e a sua @Photo, que existe desde 2007, caso Musk decida que o X também pode ser uma plataforma com interesses em fotografia/imagem.