Tal como prevíamos, foi na véspera da Computex 2023 de Taiwan (a maior feira de tecnologias da Ásia) que a AMD oficializou este novo modelo, a sua primeira gráfica do segmento de entrada com a nova RDNA3, a mesma da Radeon RX 7900 XTX. Esta arquitectura estreou, na GPU de topo Navi 31, aquela que é considerada a primeira estrutura modular, a ‘chiplet’, ou seja, a GPU está fisicamente dividida por módulos: o da central de processamento e os adjacentes, para a memória cache integrada. No caso desta GPU – Navi 33 – a AMD manteve a estrutura monolítica (redução de custos), uma vez que utiliza apenas 13,3 mil milhões de transístores numa área de 204 mm2, um valor significativamente inferior aos 237 mm2 ocupados pela Navi 23 da Radeon RX 6600.
Mais poder de processamento
Ainda assim, apesar de ser mais pequeno, este GPU tem um total de 32 unidades de computação, o que permite “alojar” 2048 processadores de fluxo (stream processors), 32 de Ray Tracing de segunda geração e 64 de inteligência artificial, todos eles configurados para trabalhar a uma frequência base de 2250 MHz (‘Game Mode’), que pode chegar aos 2626 MHz (‘Boost Mode’).
Esta configuração garante um poder de processamento (FP32) de 21,75 TLOP, mais do dobro da Navi 23, que se ficava pelos 8,93. Curiosamente, a AMD manteve os 32 MB de memória cache (‘Infinity Cache’), agora com uma largura de banda superior, graças à maior velocidade das memórias GDDR6 (18 Gbps e barramento de 128-bits). Um ponto negativo está no facto de a AMD ter limitado esta placa uma memória dedicada de 8 GB: porém, à partida, parece suficiente para correr jogos a 1080p, especialmente quanto é possível usufruir da tecnologia AMD Smart Access Memory (ou Resizable Bar).
Quanto à placa em si, tem uma boa eficiência energética, nunca tendo superado os 160 W de energia consumida; além disso, é bastante compacta, silenciosa e apenas precisa de uma ficha de alimentação adicional PCIe de oito contactos.
Desempenho contido
Como seria de prever, e tendo em conta que os nossos testes são todos feitos a 1080p, a Radeon RX 7600 superou os valores da sua antecessora (a RX 6600), ficando quase ao nível de uma RX 6700 XT. Decidimos, como tal, explorar um pouco do potencial desta placa e fomos imediatamente “brindados” com as limitações existentes. No caso de Tomb Raider, ainda conseguimos uns bons 94 fps a 1440p, com as definições gráficas no máximo; contudo, o resultado ficou-se pelos 44 fps médios em 4K, o que não garante uma experiência fluída. Já com Far Cry 6, mesmo a 1440p, os 63 fps médios obtidos dizem-nos que pode não existir uma experiência fluída; aqui, o 4K é esquecer: registámos apenas 16 fps.
Distribuidor: AMD
Preço: €300
Benchmarks
- 3D Mark Fire Strike: 27 859
- 3D Mark TimeSpy: 10 724
- FarCry 6 1080p Ultra: 87 fps
- Shadow of Tomb Raider 1080p Highest DX12: 146 fps
Ficha Técnica
Unidades Computacionais: 32
Processadores de fluxo: 2048
Velocidade (Base / Boost): 2250 / 2655 MHz
Interface: PCI-Express 4.0 x8
Memória: 8 GB GDDR6
Velocidade da Memória: 18 Gbps (9 000 MHz)
Interface de memória: 128-bit
Ligações: HDMI 2.1a, 3 x DisplayPort 2.1
TDP: 165 W