Recentemente tivemos uma grande vitória importantíssima no Parlamento Europeu. Pois bem, dois dos principais comités deste organismo votaram pela proibição total da vigilância biométrica em massa, via tecnologia de reconhecimento facial, nos espaços públicos da Europa.
A decisão foi aprovada por 57 votos a favor, 36 votos contra e 10 abstenções. Os comités também aprovaram a proibição de bases de dados de reconhecimento facial, a sua categorização biométrica e, ainda, o reconhecimento de emoções nesses mesmos dados.
A votação do comité vai ser agora confirmada por todos os legisladores em votação plenária; de seguida, o Parlamento irá negociar um compromisso para a implementação desta proibição na segunda Câmara que representa os governos nacionais.
Com este resultado, demos um passo importante no sentido de todos nós termos mais privacidade. Agora que está ganho, aparece um novo perigo: as reuniões bilaterais entre a Europa e os EUA para combater a encriptação digital de mensagens. Veremos até onde chega esta ameaça.