A Threads, a rede social lançada na semana passada pela Meta e que tem um conceito muito semelhante ao do Twitter, ainda não chegou à Europa pelo facto de os seus regulamentos não estarem conforme as regras de privacidade e transferência de dados da UE.
Segundo a Meta, a forma como a app lida com estas questões ainda não está adaptada às leis europeias. Assim, nem terá sido a UE a impedir que a Threads fosse lançada no Velho Continente, mas sim uma decisão que terá partido, a priori, da própria empresa liderada por Mark Zuckerberg.
Tendo em conta este facto, os utilizadores portugueses não podem, por defeito, descarregar a app da App Store e Google Play, embora com uma simples VPN seja possível contornar esta limitação. Se não for o caso, usar a Threads é impossível, para já.
Contudo, alguns utilizadores do Instagram, em Portugal, receberam uma mensagem na app que os incentiva a descarregar a Threads: na zona de notificações da app, aparece uma mensagem que nos dá conta de que há gente interessada em seguir-nos na nova aplicação da Meta.
Quem tocar em cima desta notificação vê aparecer um cartão no smartphone, com texto em português: «Expressa-te melhor com o Threads, a nova app de texto do Instagram». Mais a baixo, a app lembra-nos: «Reclama o teu nome de utilizador [ou seja, o nome da nossa conta de Instagram] e entra em contacto com as pessoas [cada utilizador vê aparece aqui um número diferente] que querem seguir-te».
Logo a baixo está um grande botão azul que serviria de link para descarregar a app – ‘Obter o Threads’ – seguido de outro que nos esclarece como os nossos dados são usados: pode ver o conteúdo aqui.
Para já, não há explicação sobre o que leva a espoletar esta notificação no Instagram, dado que a Threads não está disponível em Portugal. A PCGuia questionou a Meta sobre este possível erro da app: assim que tivermos uma resposta, actualizaremos este artigo.