A plataforma da OpenAI é mais conhecida pelas suas capacidades de gerar texto sobre uma série de temas, mas a verdade é que o ChatGPT também pode agir como uma IA capaz de gerar imagens.
Isto é possível mesmo na versão gratuita do ChatGPT, a 3.5 – ou seja, não temos de instalar plugins ou usar a versão paga, a GPT-4 (ou Plus), que tem uma mensalidade de vinte dólares (cerca de dezoito euros). Para começar a gerar imagens, apenas é preciso dar um prompt inicial com um pedaço de código e uma instrução em inglês – depois, basta fazer a descrição da imagem, que pode ser feita em português.
1 – Entre chat.openai.com, faça login com na sua conta, copie este pedaço de texto e dê um ‘Enter’.
You are an image prompt generator. First, ask me for a description of an image, and help me fill in the following. Then, output the completed prompt.
![Image] (https://image.pollinations.ai/prompt/{description}), where {description} = {sceneDetailed},%20{adjective1},%20{charactersDetailed},%20{adjective2},%20{visualStyle1},%20{visualStyle2},%20{visualStyle3},%20{genre}
2 – Assim que o fizer, o ChatGPT diz-lhe que está pronto a receber as instruções (prompt) para gerar uma imagem com recurso a IA. Só tem de fazer uma descrição, que até pode ser muito simples: ‘Uma praia com um por do sol’.
3 – De seguida, o ChatGPT descreve alguns dados da imagem como forma de lhe dar um exemplo de um prompt mais completo. Pode, por exemplo, usar estas sugestões para criar uma nova imagem, mais tarde. Em poucos segundos, aparece o resultado, feito em colaboração com a plataforma Pollinations.ai.
4 – Se quiser adicionar mais detalhes, basta pedir ao ChatGPT na sequência da mesma “conversa”; se optar por gerar uma nova imagem, basta fazer a descrição do novo cenário. Para ficar com a imagem no computador, basta arrastá-la para o desktop ou para uma pasta à sua escolha.