A Sony iniciou os testes públicos, em alguns marcados, de uma nova versão beta do firmware da PlayStation 5, que tem como novidades principais: a compatibilidade com drives SSD M.2 com capacidades até 8 TB e reprodução de áudio Dolby Atmos.
Até agora, a PlayStation 5 só era compatível com drives SSD M.2 com capacidades até 4 TB. Com este novo software a capacidade máxima aumenta em 100%, para os 8 TB. No entanto, estas drives ainda estão longe do alcance da maioria, principalmente pelo facto de custarem cerca de 800 euros em Portugal.
Para quem for possuidor de um televisor, barra de som ou sistema de home theater compatível com a tecnologia de som surround Dolby Atmos, vai poder tirar partido dessa tecnologia com a PlayStation 5. A versão beta do software acrescenta compatibilidade com Dolby Atmos através do sistema de áudio 3D incluído na própria consola. Segundo a Sony: “isto permite maiores níveis de imersão nas paisagens sonoras dos jogos para PlayStation 5.”
A Sony também acrescentou uma nova funcionalidade de acessibilidade, que permite a utilização de um segundo comando DualSense numa única conta. Isto quer dizer que podem ser usados dois comandos como se fossem um, tanto para navegação como para colaboração em jogos.
Uma outra funcionalidade digna de nota é a possibilidade de procurar jogos dentro da biblioteca. Esta possibilidade torna-se progressivamente mais útil à medida que se compram cada vez mais jogos.
O novo firmware para a PlayStation 5 deve chegar a todos os utilizadores antes do fim de 2023.