Sempre disse que há duas coisas que nunca se têm a mais: espaço em disco e tamanho de monitor. O Philips 498P9 é o expoente desta máxima, uma vez que tem um painel curvo com 49 polegadas e resolução máxima de 5120 x 1440, o que corresponde a um rácio de 32:9. Este ecrã gigantesco tem uma taxa de actualização que chega aos 70 Hz, o que não o torna propriamente um monitor para jogos, embora também sirva para esse fim. A verdade é que a qualidade da imagem deste monitor é excelente e, mesmo em jogos mais intensos, não se nota qualquer arrastamento. O contraste também é interessante, mas para se tirar o máximo partido desta características temos de se usar o SmartContrast, o que pode não funcionar como deve ser em algumas situações – em jogos, há a tendência para escurecer um pouco a imagem.
O tamanho deste monitor permite a utilização de uma solução da Philips chamada MultiView, que serve para dividir o ecrã em dois (ou mais), para receber sinal de dispositivos diferentes, por exemplo um portátil e um desktop. Basta tê-los ligados a cada uma das entradas e depois, através dos controlos do monitor, escolher entre vários modos, como ‘picture in picture’ ou ‘lado a lado’. Por falar em comandos, volto a lembrar que era bom que os fabricantes de monitores começassem a pensar em torná-los mais confortáveis de usar.
Por fim, o preço: é alto, mas estes são dos poucos investimentos que se podem fazer, no contexto da tecnologia a contar, com a longevidade – de certeza que vai trocar primeiro de computador (e várias vezes) que de monitor.
Distribuidor: Philips
Preço: €1059
Ficha Técnica
Ecrã: 49 polegadas LCD
Tempo de resposta: 5 ms
Taxa de actualização: 70 Hz
Resolução máxima: 5120 x 1440
Ligações: DisplayPort 1.4, 2 x HDMI 2.0 b, 2 x USB 3.2 Type-B, 4 x USB 3.2 Type-A, jack de 3,5 mm
Dimensões: 1194 x 568 x 303 mm