A partir deste Verão, vai ser mais simples (em teoria) configurar um novo número de telefone via eSIM. Na prática, o eSIM é um chip que já vem nos telefones e que pode receber informação de uma operadora como se fosse um cartão tradicional.
Em Outubro de 2022, a Woo, uma operadora digital da NOS, lançou a «primeira adesão instantânea e 100% digital» a um eSIM, com base num «processo de adesão imediato» através da sua app. Agora, a NOS volta a usar uma das suas marcas para criar mais um serviço do género, desta vez em parceria com a tecnológica Idemia.
Desta vez, é a WTF a dar a “cara” para um novo tipo de adesão a estes SIM digitais, a eSIM Youth by WTF: para isso, basta ler um código QR num site ou inserir uma série de dados de forma manual (imagem em baixo), no smartphone. A NOS diz que é a «primeira e única operadora parceira desta empresa» a ter esta tecnologia no mercado.
Com possibilidade de gerar «múltiplos cartões virtuais com diferentes números de telefone únicos» (até agora, um código QR só podia estar associado a um número), o pagamento deste eSIM pode ser feito com cartão de crédito ou MB Way – o preço é de 15 euros, com um plafond de 30 GB.
Para aderir a este eSIM, basta ir ao site wtf.pt/youth e ler o código QR que aparece logo ao início – é claro que se usarmos o mesmo smartphone onde vamos querer este serviço, não vamos poder fazer isto. Aqui, a alternativa é ler este QR a partir de outro telemóvel/computador ou inserir um conjunto de dados de forma manual – as instruções completas estão aqui, para iOS e Android.
Para já, esta novidade é um «projecto-piloto» e apenas pode ser subscrita até final de Agosto.