A história de Diablo IV passa-se décadas após o final dos episódios de Diablo III: Reaper of Souls, com o mundo de Sanctuary ainda a recuperar desses acontecimentos. A nossa personagem começa numa pequena aldeia, onde tem o primeiro contacto com a demónio Lilith, a filha de Mephisto, um dos ‘prime evils’, derrotado em Diablo II. É partir daqui que começa a nossa tentativa de parar Lilith, que, infelizmente, está sempre um passo à frente. A vilã principal de Diablo IV é poderosa e, tal como eu gosto, não teve uma infância (ou adolescência) infeliz que pudesse ter feito com que ficasse má. Ela é simplesmente má e tem uma missão. Obviamente, o nosso objectivo é impedir que a cumpra.
Se quiser jogar Diablo IV apenas pela história, é uma experiência muito agradável, se quiser só aproveitar o mundo aberto… bom, é um grind infindável, cheio de inimigos para exterminar (temporariamente) – a cada esquina há uma aranha, um enxame de insectos ou demónios que nos querem matar. Por isso, se quiser ir do ponto ‘a’ ao ponto ‘b’ do mapa, prepare-se para lutar de cem em cem metros e, às vezes, até menos. Depois, há os desafios, que são sempre iguais: defendem-se alguns aldeões, sobrevive-se à influência de um qualquer totem que está constantemente a chamar inimigos ou exploram-se mini-masmorras, que são, invariavelmente, compostas por duas salas. Ao fim de algum tempo torna-se repetitivo.
As sidequests são importantes
Quando temos o azar de sermos eliminado, o equipamento que usamos sofre uma penalização de 10%, o que requer uma visita ao ferreiro para o arranjar – à medida que se vai avançando, o custo fica mais alto. As sidequests são uma boa forma de nivelar fora das missões da história principal e há várias coisas a fazer: são bastante divertidas e, acima de tudo, dão contexto à história principal.
Um dos aspectos em que a Blizzard investiu bastante, foi na forma como as várias classes se desenvolvem ao longo do jogo. Ao completar algumas masmorras opcionais, recebem-se objectos lendários que permitem alterar completamente a mecânica de funcionamento dos ataques e poderes de cada classe de personagem. A personalização dos aspectos físicos também é bastante ampla e permite alterar praticamente tudo, da cor do cabelo às tatuagens.
Editora: Blizzard
Distribuidora: Blizzard
Disponível para: Windows, PS4, PS5, Xbox Series X|S
Preço: €79,99 (consolas), €69,99 PC