Os primeiros resultados do investimento, saído do PRR, no Center for Responsible AI foram anunciados num demo day que aconteceu na sede da startup nacional Sword Health. Esta iniciativa, liderada pela também portuguesa Unbabel, investiu 78 milhões de euros no «desenvolvimento de inteligência artificial responsável».
Ao todo, foram apresentados dezasseis novos produtos baseados em IA para os sectores da saúde, turismo, retalho e apoio ao cliente. O objectivo destas ferramentas é «gerar 250 milhões de euros em exportações até 2030, criar 215 postos de trabalho e atribuir 132 graus académicos, doutoramentos e mestrados».
Mas o consórcio nacional Center for Responsible AI não vai ficar por aqui: até 2025, a missão é criar um total de 21 produtos com inteligência artificial com a ajuda dos seus 24 parceiros. Entre estes, estão ainda a Feedzai, a Emotai, a Priberam, a Fundação Champalimaud, o INESC-ID, o Centro Hospitalar Universitário de São João e a Luz Saúde.
Entre os dezasseis produtos apresentados, a Unbabel destaca dois, para a área da saúde: o Translation for High-Risk Content (para «ajudar farmacêuticas e empresas na área médica a disponibilizar informação sobre novos medicamentos e equipamentos médicos em várias línguas de forma mais rápida e segura») e o Sword AI Telerehabilitation (com o objectivo de «democratizar o acesso à fisioterapia, oferecendo o tratamento certo no momento certo a todos, ultrapassando a barreira da distância»).