O ExpertBook é daqueles computadores portáteis com um design “à prova de bala”, feito numa liga de magnésio e lítio, com um acabamento em preto mate; é muito fino (14,9 mm, fechado) e leve (1 Kg). É mesmo um dos computadores mais bem parecidos que passou por cá, nos últimos tempos. O teclado é confortável de usar e há aquele trackpad da Asus que se pode transformar num pad numérico. O ecrã não é espectacular, mas tem uma imagem bastante clara e fácil de ler. Como é hábito nos portáteis, há uma webcam na parte superior, que pode ser coberta quando não está a ser usada. Digno de nota é o desenho da caixa de cartão dos acessórios, que pode ser transformada num pequeno pedestal para facilitar utilização deste computador.
Compromissos necessários
Tal como acontece com, praticamente, todos os computadores portáteis que pertencem à classe dos “finos e leves”, a refrigeração dos componentes internos é um problema que obriga os fabricantes a fazer alguns compromissos, apesar de os componentes actuais funcionarem a velocidades mais altas, com um consumo de energia muito baixo e, logo, com menos aquecimento.
Este ExpertBook é uma máquina com duas caras: quando está em modo de energia ‘Equilibrado’, a bateria dura muito e é bastante silenciosa, mas também mais lento; assim que se liga o modo ‘Desempenho’, fica muito mais rápida, mas também com muito menos autonomia e a ventoinha faz um barulho que faz lembrar o de uma televisão antiga, quando não está sintonizada.
Distribuidor: Asus
Preço: €1590
Benchmarks
- PCMark 10 Geral: 5325
- PCMark 10 Produtividade: 10 166
- PCMark 10 Bateria (Modern Office): 785 minutos
- 3D Mark Wildlife: 13 670
Ficha Técnica
Processador: Intel Core i7 1165G7
Memória: 16 GB LPDDR4
Armazenamento: SSD m.2 1TB
Placa Gráfica: Intel Xe Grahics
Ecrã: 14” LCD (1920 x 1080)
Ligações: 2 x USB Type-C, USB Type-A, HDMI, micro HDMI, jack 3,5 mm, Wi-Fi 6, Bluetooth 5
Dimensões: 320 x 203 x 14,9 mm
Peso: 1 kg