Segundo a Microsoft a relação de 15 anos que teve com o tipo de letra Calibri chegou ao seu fim natural. O Calibri substituiu o Times New Roman no Microsoft Office em 2007, em 2021 a empresa decidiu encomendar cinco novos tipos de letra para substituir o Calibri e perguntou aos utilizadores qual era o seu preferido.
Dos cinco tipos de letra, chamados Bierstadt, Grandview, Seaford, Skeena e Tenorite, o escolhido para o Microsoft 365 foi o Bierstadt, mas todos ficaram disponíveis para serem usados. Posteriormente, este tipo de letra, inspirado na tipografia suíça dos meados do Século XX, foi rebaptizado Aptos. Apesar desta mudança, a Microsoft incluiu o nome original no menu dos tipos de letra para “os utilizadores que não estão prontos para a mudança de nome”.
Num artigo publicado no Medium, Si Daniels, um gestor do projecto na Microsoft, diz que a empresa está a finalizar a alteração e que, nos próximos meses, o Aptos vai começar a ser o tipo de letra padrão no Word, Outlook, PowerPoint e Excel.
O Aptos é um tipo de letra sem serifas, que também pode ter a designação Grotesque ou Gothic, cujas letras têm formas simples e são fáceis de ler. Segundo Daniels, os quadrados subtis dentro dos contornos das letras permitem melhorar a legibilidade, especialmente quando se usam tamanhos reduzidos.
O Aptos foi desenhado por Steve Matteson, o mesmo designer responsável pelos tipos de letra Windows TrueType básicos e também pelo tipo de letra Segoe. Matteson já desenhou mais de 80 famílias de tipos de letra, incluindo as usadas pela Toyota e pela Google.
Ainda segundo Daniels, a adopção do Aptos faz parte de uma grande quantidade de novas funcionalidades que vão ser integradas no Microsoft 365, num esforço para o tornar mais expressivo e inclusivo.
Quem não quiser mudar, pode mudar para o tipo de letra antigo.