A AMD revelou o primeiro processador para computadores portáteis para jogos com tecnologia 3D V-Cache. Como é indicado na designação destes processadores, a 3D V-Cache permite à AMD aumentar a capacidade da memória cache do processador. Esta tecnologia chegou aos processadores para computadores desktop na ano passado e agora, finalmente, chega às plataformas portáteis.
A 3D V-Cache permite à AMD adicionar mais 64 MB de cache L3 ao processador Ryzen 9 7945X3D, perfazendo um total de 144 MB de memória cache. Durante a execução de um qualquer programa num computador, se o processador não conseguir encontrar os dados necessários na memória cache, tem de aceder à memória RAM do sistema, menos rápida, para os recolher e isto pode fazer com que a execução do software seja mais lenta. Segundo a AMD, a inclusão da tecnologia 3D V-Cache elimina estes atrasos, o que se traduz em jogos mais fluidos e aplicações que funcionam mais rapidamente.
A tecnologia de memória 3D V-Cache tem a vantagem de ser instalada na vertical do processador, isto permite aumentar a quantidade de cache sem ter de aumentar a área dos processadores. Assim, é possível obter-se mais desempenho, sem que o CPU ocupe espaço acrescido na motherboard do computador.
Segundo a AMD, este é o processador para computadores portáteis mais rápido do mundo, na actualidade, com 15 por cento mais desempenho, em média, que um Ryzen 7945HX. O novo processador tem 16 núcleos, 32 threads, consegue atingir os 5,4 GHz em modo ‘Boost’ e tem um TDP de 55 W. Tal como os outros produtos da geração actual de CPU da AMD, este processador é baseado na arquitectura Zen 4.
Espera-se que os primeiros computadores portáteis com o CPU Ryzen 9 7945X3D comecem a chegar ao mercado em Agosto, sendo o primeiro, o ROG Strix Scar 17 X3D.