Quem ainda tiver um computador com Windows 3.1, pode experimentar uma versão do ChatGPT preparada para este sistema operativo “jurássico” da Microsoft. O WinGPT foi criado pelo mesmo responsável do Windle, um clone do Word, também para Windows 3.1: DialUp.
«Não queria que o meu PC Gateway 4DX2-66 de 1993 ficasse de forma da revolução da inteligência artificial, por isso programei um assistente de IA para Windows 3.1, com base na API da OpenAI», explica o programador ao site Hacker News.
Segundo DialUp, O WinGPT foi escrito em C, com recurso à API do Windows e ao compilador Open Watcom v2; a ligação ao servidor de API da OpenAI é feita através do protocolo de encriptação TLS 1.3, pelo que «não é necessário usar um PC mais actual para fazer a ligação à Internet».
Contudo, quem quiser usar o WinGPT vai ter de baixar as expectativas: esta versão dá respostas muito curtas e simples, devido à «compatibilidade limitada com a memória» do PC. O download deste “ChatGPT” para Windows 3.1 pode ser feito, de forma gratuita, aqui.