Quer Google, quer Microsoft já anunciaram que as suas suites de produtividade vão tirar partido de inteligência artificial – no caso da empresa liderada por Sundar Pichai, será o Bard; já na de Satya Nadella, a funcionalidade chama-se Copilot.
Contudo, nenhuma das duas tem uma versão comercial e disponível para o público em geral – no caso específico de Microsoft, o Copilot está em testes junto de um grupo seleccionado de clientes. Em ambos os casos, o que está em causa é recorrer a IA para ajudar a criar conteúdos e fazer análises de dados nas apps de texto (Word, Docs), folhas de cálculo (Excel, Sheets) e apresentações (PowerPoint, Slides).
E é precisamente num destes domínios, as folhas de cálculo, que uma startup portuguesa diz ter-se «adiantado aos gigantes tecnológicos Google e Microsoft»: a Rows criou uma ferramenta de inteligência artificial chamada AI Analyst, com tecnologia da OpenAI (criadora do ChatGPT), que permite «obter automaticamente conclusões relevantes» no seu software, que se equipara ao Excel e Sheets.
A Rows garante que, com a AI Analyst é possível «analisar dados como até agora nunca tinha sido possível»; entre as principais características desta funcionalidade estão a «simplicidade, a acessibilidade e a rapidez»; a startup nacional destaca ainda o facto de a sua ferramenta «não requer integrações de terceiros ou introdução de comandos por parte dos utilizadores», como acontece nas «soluções que a concorrência disponibiliza», actualmente.
«O AI Analyst é, essencialmente, um colega de trabalho virtual, que promete elevar significativamente os níveis de produtividade», descreve a Rows, uma vez que estamos perante uma tecnologia que possibilita «identificar, interpretar, analisar, resumir e reportar dados» numa folha de cálculo.
Este recurso está disponível em todos os planos da Rows, mas apenas no plano Pro, cujos preços começam nos 150 euros/mês, é possível ter «funcionalidades avançadas de IA, para casos em que os clientes querem mais desempenho, como rate limits mais altos», diz a startup. Neste caso, é possível «fazer uma implementação custom». Para mais informações sobre este software, pode visitar a página da startup nacional.
Em Janeiro deste ano, a tinha feito uma integração da tecnologia ChatGPT nas suas folhas de cálculo: a função ASK_OPENAI que tornava possível «filtrar, resumir, traduzir e gerar texto; receber respostas a perguntas específicas; classificar opiniões e reviews; e importar dados externos».