Grande parte dos computadores pessoais da actualidade usam componentes PCI Express 3.0 ou 4.0, a norma PCI Express 5.0 já existe nas gamas de produtos dos principais fabricantes, mas a sua adopção ainda não tem a dimensão das normas anteriores. Mesmo assim, o PCI Special Interest Group, ou PCI-SIG, já está a desenvolver a norma PCI Express 7.0 e acabou de publicar a primeira versão preliminar.
O PCI-SIG, é um consórcio que reúne os principais fabricantes de hardware e tem como objectivo a definição de normas unificadas para o desenvolvimento e construção de hardware que use ligações PCI Express.
A versão 0.3 da especificação do PCI Express 7.0 foi publicada esta semana durante a PCI-SIG Developers Conference 2023, que decorreu em Santa Clara. Esta publicação permite aos fabricantes começarem a desenvolver os primeiros produtos que usam esta norma.
Tal como acontece com o PCI Express 6.0, a versão 7.0 duplica a largura de banda disponível na anterior, o que corresponde a quatro vezes a largura de banda disponível no PCI Express 5.0. Traduzindo isto em números, o PCIe 7.0 duplica as ‘gigatransfers por segundo’ de 64 para 128, o que corresponde a 512 GB por segundo bidireccionalmente numa ligação 16X.
A nova especificação também usa sinais PAM4 num esforço de oferecer latências baixas, mais fiabilidade e uma eficiência energética maior. Um outro aspecto importante é que, tal como nas outras versões, o PCI Express 7.0 será totalmente retrocompatível.
Os produtos PCI Express 6.0 não devem chegar às lojas nos próximos tempos e os produtos 7.0 muito menos. Os componentes para computadores pessoais começaram a fazer a transição para PCI Express 5.0 no ano passado e esta norma ainda não chegou às máquinas da maioria dos utilizadores. O PCI-SIG publicou a versão final da norma PCI Express 6.0 em Janeiro deste ano, mas ainda não há nenhuns produtos que a empreguem. A versão final do PCIe 7.0 deve ser publicada em 2025, mas o hardware só deve chegar às lojas em 2027 ou 2028.